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Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA

 Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilibrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A Alcast caracteriza-se pelo conhecimento de sua marca e pela qualidade de seus produtos e serviços, os quais são fatores chave na sua capacidade de competir e gerar resultados superiores. A nossa empresa objetiva melhores resultados, este reconhecimento deve ser preservado e fortalecido. Assim, o comportamento de cada pessoa é fundamental para que sejamos sempre respeitados.
 Este código de ética estabelece os valores e as diretrizes que irão orientar as decisões e as atitudes dos colaboradores da Alcast no exercício de suas responsabilidades. É o nosso compromisso em defender aquilo que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre todos. Aqui, você vai encontrar as principais condutas éticas que devem orientar o seu dia-a-dia e suas relações na empresa.
 Entenda, pratique e multiplique esses princípios.

ABRANGÊNCIA
 Destina-se a todos os colaboradores da Alcast e partes envolvidas como: fornecedores, clientes, parceiros, investidores e prestadortes de serviços.

PRINCÍPIOS ÉTICOS
 A Alcast tem a convicção de que para atingir seus objetivos, deve agir de forma correta e transparente com seus colaboradores, clientes, investidores, fornecedores, prestadores de serviços, governo e a sociedade em geral, exercendo com responsabilidade sua função social.
 Os valores básicos que orientarão as decisões e atitudes na Alcast:

SIMPLICIDADE
 - Trabalhamos em um ambiente aberto e transparente, executando processos de forma simples e ágil.

EXCELÊNCIA
- Buscamos padrões de qualidade em todo trabalho que realizamos, num processo de melhoria contínua.

RESPEITO
- Aos direitos e deveres de nossos clientes, fornecedores, colaboradores, sócios e com as comunidades onde atuamos.
 A Alcast tem compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento de seus colaboradores, com a excelência dos produtos e serviços ofertados, com a efetiva participação nas comunidades nas quais mantém operações. A Alcast não admite qulaquer atitude guiada por preconceito relacionado a raça, naturalidade, religião, ideologia política, sexo, deficiência de qualquer natureza, entre outros. Para a boa conduta profissional, não será aceito qualquer ato relacionado a assédio sexual e constrangimento moral entre colegas, mesmo sem vinculação hierárquica.
 A Alcast busca a excelência em qualidade, segurança, meio ambiente, saúde e recursos humanos; para isso promove a educação, capacitação e comprometimento dos empregados, envolvendo as partes interessadas.
 A não observância das diretrizes descritas neste código sujeitará á aplicação das punições previstas em lei.

DIRETRIZES DE RELACIONAMENTO

 1) COLABORADORES - As relações no ambiente de trabalho da Alcast estão alinhados com os valores da empresa, acordos coletivos e contratos aplicáveis, observando a legislação e as normas vigentes. O respeito ao próximo cria um excelente ambiente de trabalho, evitando qualquer forma de constrangimento para si ou aos outros.
 São considerados crtérios justos para admissão e promoção de funcionários: o preparo técnico, a experiência profissional e a capacidade de integração em grupos de trabalho, não podendo haver qualquer discriminação de credo religioso, naturalidade, raça, sexo, entre outros.
 A Alcast não admite em hipótese alguma, inclusive de seus fornecedores e demais partes com que mantém relacionamento comercial:
 O uso de mão de obra infantil e o trabalho de menor de 16 anos, salvo mediante contratação especial do "menor aprendiz" (assim considerando a partir de 14 até 24 anos, na forma da legislação especial aplicável);
 A exploração do trabalho escravo e/ou tráfico de pessoas, forçado mediante intimidação e/ou não remuneração;
 Conduta que cause constrangimento, ou seja, desrespeitosa com subordinados ou outras pessoas da empresa, tais como: palavras ofensivas, intimidação, assédio sexual e agressão psicológica ou física;
 Toda e qualquer forma de discriminação ou preconceito envolvendo idade, raça, cor, nacionalidade, sexo, política, religião ou credo, deficiências ou limitações físicas;
 Também não será tolerada a utilização dos meios eletrônicos como e-mail e internet, para arquivar ou enviar malas diretas, correspondências ou arquivos estranhos ás atividades profissionais, especialmente as de conteúdo imoral ou leviano.

 2) SINDICATOS - A Alcast reconhece a legitimidade dos sindicatos e respeita suas iniciativas e práticas. Estamos sempre dispostos a dialogar, em qualquer situação, buscando soluções que atendam a todos os envolvidos:
 Somos uma empresa democrática e respeitamos o direito do empregado em filiar-se ao sindicato de sua categoria profissional ou ao qual o estabelecimento está associado, desde que não utilize para isso recursos, bens e a marca da empresa.
 Mantemos contato direto com nossos empregados na condução de assuntos que envolvam relações trabalhistas.
 As contribuições da Alcast e de seus colaboradores aos sindicatos, espontâneas ou compulsórias, são as previstas pela legislação brasileira. Nesse sentido e orientado por premissas básicas de harmonia nas relações trabalhistas, não serão permitidas retaliações discriminatórias por ideologia sindical, ressalvadas as questões que atentem contra o equlibrio almejado.
 
 3) INVESTIDORES - Nosso compromisso é com o desenvolvimento de ações que promovam um retorno adequado para os investidores em termos de dividendos e crescimento patrimonial, a fim de darmos continuidade ao nosso plano de crescimanto sustentado e mantermos a competitividade nos negócios. O relacionamento com investidores baseia-se na comunicação transparente, precisa e oportuna, respeitando o acesso à informação relevante, ao mesmo tempo, conduzida por administradores e colaboradores especialmente designados e autorizados.

 4) CLIENTES E CONSUMIDORES - Nossos clientes e consumidores são a inspiração e a razão para produzirmos produtos cada vez melhores e buscarmos a excelência em todas as nossas ações. Desejamos aumentar constantemente nossa credibilidade junto aos clientes e consumidores, nos comprometendo a:
 Oferecer produtos e serviços de qualidade, num padrão de atendimento transparente, eficiente, eficaz, cortês e respeitoso, visando à plena satisfação dos seus clientes e consumidores, para a manutenção de relacionamentos duradouros;
 Reparar possiveis perdas ou prejuízos decorrentes de danos causados sob sua responsabilidade aos seus consumidores e clientes, com a máxima agilidade, em prazos exequíveis:
 Não sacrificar em hipótese alguma a qualidade de nossos produtos, serviços ou marcas;
 Não utilizar o nome da empresa em benefício próprio ou de outras pessoas;
 Manter o padrão estabelecido e desejado para os produtos e serviços, pois ele é o nosso certificado de garantia de qualidade;
 Zelar pelos seus interesses, ajudando a solucionar problemas, encaminhando suas solicitações e reclamações para as áreas responsáveis na empresa;
 Ser aberto a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria de qualidade de nossos produtos e serviços.

 5) FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PARCEIROS DE NEGÓCIOS - A Alcast considera no desenvolvimento de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros, a transparência e a imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos, qualidade de produtos e serviços, bem como nos prazos e condições negociais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua; permitimos oportunidades iguais a todos. Seguimos os padrões das políticas de contratação e avaliação da Alcast;
 Exigimos permanentemente a melhoria da produtividade dos seus processos, como forma de garantir nossa competitividade e contribuir para a sua preservação;
 Buscamos aqueles que tenham um comportamento exemplar e que estejam alinhados aos preceitos e expectativas deste código de ética e que cumpram toda a legislação vigente aplicável aos seus negócios.
 
 6) COMUNIDADES - As atividades da Alcast devem ser desenvolvidas em total harmonia com as comunidades onde atuam, interagindo de forma profissional (não paternalista), apoiando o desenvolvimento socioeconômico destas regiões.
 A Alcast como agente de desenvolvimento, inserida no contexto social nas comunidades onde atua, incentiva a participação voluntária de todos os seus colaboradores em projetos sociais e culturais e nas atividades que promovam o exercício da cidadania.
 A Alcast mantém canais permanentes de comunicação e diálogo com as comunidades onde atua, com o objetivo de previnir, monitorar, avaliar e controlar os impactos de suas atividades;
 A Alcast repara possiveis perdas ou prejuízos decorrentes de danos causados sob sua responsabilidade às pessoas ou comunidades afetadas, com máxima agilidade.

 7) MEIO AMBIENTE - A Alcast adota as práticas de gestão ambiental e, com vistas ás gerações futuras, incentiva a disseminação do conceito do desenvolvimento sustentável onde a empresa, com seu principal agente, deve ser econômicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. A preservação dos recursos naturais e o respeito às comunidades, nas quais atuamos, são pressupostos básicos.
 A Alcast compromete-se a conduzir seus negócios e atividades com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável;
 Manter padrões de excelência em meio ambiente, a fim de garantir produtos e serviços adequados às expectativas de seus clientes e à legislação ambiental no Brasil e nos países em que atua;
 Incentivamos ações voltadas para a formação da cidadania por meio do desenvolvimento sustentável nos locais que estamos inseridos;
 Apoiamos programas de consciência e educação ambiental junto a clientes, fornecedores, colaboradores e a comunidade;
 Devemos ser o exemplo em nossa própria empresa, promovendo o uso racional dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a reciclagem e a redução de carga orgânica e detritos;
 Incentivamos a cultura de preservação do meio ambiente para todos os nossos colaboradores e seus familiares;
 Não toleramos o recebimento de comissões, presentes e privilégios nas compras de materiais/outros e serviços, pois criam conflitos de interesses (comprometimento do colaborador com o fornecedor) e prejudicam a imagem da empresa. Salvo brindes de pequeno valor, notadamente de relacionamento de marketing, de acordo com limite e critérios estabelecidos no capitulo brindes e presentes;
 Viagens e cortesias oferecidas por fornecedores, prestadores de serviços ou clientes, quando de interesse da empresa, podem ser aceitas mediante prévia aprovação da diretoria;
 Estimulamos a adotarem práticas de gestão que respeitem a dignidade humana, a ética e a preservação ao meio ambiente;
 Consideramo-los extensão de nossa empresa, portanto devemos ter um relacionamento transparente, respeitoso, duradouro e de confiança.

 8) IMPRENSA - Todas as informações da Alcast a serem divulgadas à imprensa devem ser precisas e transparentes, de acordo com princípios éticos e em conformidade com a legislação vigente, feitas por administradores e colaboradores especialmente designados e autorizados, de forma a manter a relação de confiança com os meios de comunicação e a imagem positiva da empresa junto a opinião pública.
 É dever de todos os colaboradores e prestadores de serviços da Alcast zelar pela imagem institucional, reputação empresarial, marcas e produtos, sendo que todo e qualquer contato destes com qualquer órgão de imprensa deverá ser, obrigatóriamente, autorizado e aprovado pela direção:
 Nunca dê informações e/ou entrevistas sem estar autorizado;
 Oriente seus fornecedores que eles não estão autorizados a divulgar nenhum projeto sem a autorização da empresa;
 Não fale dos projetos da empresa em ambientes públicos (aviões, restaurantes, etc);
 Ao identificar qualquer vinculação incorreta de dados ou notícias que afetem a imagem da empresa, informe imediatamente seu superior.
 
 9) ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS - Todos os colaboradores da Alcast devem agir com honestidade, transparência e integridade nos contatos necessários junto a órgãos e/ou entidades do setor público em função das atividades da empresa.
 No relacionamento de seus colaboradores com agentes públicos, a Alcast não autoriza:
 A concessão de vantagens e/ou privilégios de nenhuma espécie e modalidade em função do cargo ocupado;
 Efetuar contribuições ou presentear representantes do governo, partidos políticos ou candidatos, exceto nas condições definidas em lei e desde que autorizado pela Diretoria;
 Apoiar a participação em campanhas ou atividades políticas e/ou partidárias valendo-se do nome e prestígio da Alcast sem estar devidamente autorizado pela Diretoria.
 A Alcast não se opõe que seus funcionários se candidatem a cargos eletivos, entretanto, no periodo que antecede o pleito, estes devem afastar-se do trabalho por 60 dias (sem remuneração), não promover campanhas eleitorais nas dependências da empresa e não valer-se do cargo ou utilizar o nome da empresa para promoção política e convencimento.
 O acesso as dependências da empresa por candidatos a quaisquer cargos eletivos, empregados ou não, somente será permitido mediante prévia autorização da Diretoria.

 10) ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE CLASSE - A Alcast reconhece a importância, e apóia a participação de seus gestores nas atividades das associações e entidades de classe em que esteja filiada, visando não apenas a defesa dos interesses da empresa como também a integração de seus colaboradores nas comunidades indústriais, técnicas e científicas.
 Cabe à Direção da empresa, a responsabilidade de zelar pelas informações da Alcast que poderão ser tratadas pelos gestores e colaboradores junto ás associações, entidades de classe e fóruns em geral.

CONFLITO DE INTERESSES

 A Alcast espera de todos os administradores e colaboradores, dedicação integral ao trabalho e esforços direcionados aos interesses da empresa, lisura na condução dos negócios da organização e sigilo de fatos e informações de natureza confidencial. Ocorrerá conflito de interesses sempre que o administrador ou colaborador ocupar-se de quaisquer atividades incompatíveis aos interesses da empresa, colocando em dúvida sua lealdade à empresa.
 Não são aceitáveis as seguintes condutas por parte dos colaboradores e administradores da Alcast, assim consideradas gravíssimas para os devidos fins e efeitos trabalhistas, contratuais e societários:

 1) INTERESSES PARTICULARES - Usar o prestígio do cargo ou nome da empresa para benefício próprio ou de outras pessoas;
 Desenvolver paralelamente ao seu trabalho na empresa, direta ou indiretamente, atividades concorrentes e/ou complementares aos negócios da Alcast, sem expressa autorização desta, exceto as de cunho acadêmico;
 Ser titular ou sócio de empresa ou de qaulquer atividade econômica que possa representar conflito de interesse com a Alcast.

 2) SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL - Utilizar ou repassar a terceiros, sem autorização da empresa, informações confidênciais, seja de propriedade imaterial/intelectual da Alcast ou de seus fornecedores e clientes. Cabem aqui os segredos de indústria, processos, produtos, marcas, fórmulas, tecnologias, "Know-how", invenções, aperfeiçoamentos, sistemas eletrônicos, direitos autorais entre outros a saber;
 Divulgar ou usar inadequadamente informações privilegiadas e/ou relevantes da empresa com o objetivo de obter vantagem pessoal ou em benefício de terceiro;
 Divulgar informações não oficiais (boatos) de qualquer espécie;
 Divulgar informações confidênciais de qualquer espécie a quem não interessar;
 Deixar documentos confidênciais expostos à visão geral, em mesas, aparelhos de fax ou copiadoras;
 Garantir a destinação final correta dos documentos confidênciais (em caso de descarte, tais documentos devem ser triturados);
 Fazer filmagens, apresentações, palestras, seminários ou trabalhos acadêmicos sobre processos e negócios da empresa sem autorização do seu superior imediato e diretoria.
 Os coordenadores das visitas técnicas devem garantir que os visitantes cumpram as determinações acima.

 3) PATRIMÔNIO E RECURSOS DA EMPRESA - Utilizar equipamentos, recursos e meios eletrônicos (correio eletrônico, internet e etc.) da empresa para fins não autorizados, contrariando as politicas e normas internas da Alcast.

 4) EMPREGADOS PARENTES - Empregar parentes sem que tenham sido avaliados pela área de recursos humanos e concorrido em igualdade de condições com outros candidatos;
 Ter como subordinado direto, dentro da mesma linha hierárquica, parentes até 2º grau.
 Considera-se parentes: cônjuges, cosanguíneos e afins.

 5) BRINDES, PRESENTES, FAVORES E OUTRAS CORTESIAS - Receber presentes, beneficios ou vantagens de qualquer espécie e natureza (viagens de lazer, ingressos para entretenimentos, compensações financeiras, etc.) de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes. Somente poderão ser aceitos brindes promocionais/institucionais (isto é, sem valor comercial). Os demais deverão ser devolvidos com agradecimentos (carta ou verbal).

 6) DOAÇÕES E PATROCÍNIOS - Patrocínios e doações deverão estar integrados aos interesses institucionais e mercadológicos da Alcast, valorizar a imagem corporativa da empresa e levar em conta os benefícios gerados para a comunidade e poderão ser feitos mediante aprovação da diretoria.

 7) ALCOOL E DROGAS - O uso, a venda ou posse de bebidas alcoólicas no horário de trabalho torna o empregado ou terceiro temporariamente inapto para desempenhar qualquer atividade na empresa. Ninguém deve permanecer nas instalações da empresa se estiver sob efeito ou afetado pelo uso de tais substâncias. O uso, distribuição ou porte de determinadas drógas é proibido por lei e passivel de enquadramento no Código Penal, não sendo portanto tolerado no ambiente de trabalho.

 8) SEGURANÇA NO TRABALHO - Segurança é responsabilidade de todos os colaboradores ou terceiros prestadores de serviços. O uso correto dos equipamentos de segurança, a constante atenção e uma permanente atitude de evitar acidentes diminuem os riscos e ajudam a preservar a saúde e a vida. Nenhuma tarefa deve ser executada em condições de risco. Todos devem conhecer as medidas de proteção, contempladas em normas internas e praticá-las sistematicamente durante a jornada de trabalho.
 Relatar atos ou condições inseguras, acidentes e incidentes, constitui obrigação de todos.

 9) PRIVACIDADE E CONFIDENCIALIDADE - A vida privada, desde que não interfira no desempenho das atividades da empresa, somente lhe diz respeito. A todos portanto são garantidas a confidencialidade e a privacidade, devendo ser evitados comentários e a exposição pública indevida.

 10) REGISTROS CONTÁBEIS - A Alcast mantém seus registros contábeis precisos, completos e verdadeiros. São feitos com suficiente nível de detalhe, devidamente lançados nos livros oficiais e suportados por documentação idônea, de acordo com normas internas da empresa, legislações pertinentes e princípios contábeis geralmente aceitos de forma a permitir a preparação de demonstrações financeiras fidedignas.
 Todos os compromissos assumidos e pagamentos efetuados são realizados com prévia autorização do nível competente de aprovação. Da mesma forma, os registros devem ser executados por usuários devidamente autorizados, sendo terminantemente proíbida a cessão de senha de acesso ao sistema informatizado a outra pessoa.

 11) DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES - A Alcast incentiva as denúncias, que só devem ocorrer quando o colaborador, fornecedor, cliente ou parceiros de negócio tiverem conhecimento de dados ou fatos concretos que estejam beneficiando alguém, em prejuízo de outros ou da própria empresa. As violações aos princípios éticos e as diretrizes podem ser levadas ao conhecimento através do e-mail etica@alcast.com.br . O anonimato e a confidencialidade do caso serão garantidos bem como não serão toleradas retaliações aos que efetuarem as denúncias.

 12) DIVULGAÇÃO - Este código de ética será amplamente divulgado a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio. Seu conhecimento constará nos contratos com fornecedores e termo de ciência arquivado no prontuário dos colaboradores.